TERRABRASIL JAZZ


O grupo de música instrumental brasileira Terra Brasil surgiu em 1990 e seguiu tocando e produzindo até 2005. O trio básico é formado por Marcelo Gomes, guitarra e violão, Zeli Silva, baixo elétrico e acústico e Sergio Gomes, bateria e percussão. Todos compuseram e arranjaram temas próprios e alguns clássicos da música brasileira como Chovendo na Roseira, Trilhos Urbanos, Batendo à Porta, Insensatez.

Com diferentes fases, CDs e formações, Terra Brasil esteve se apresentando no Canadá, Estados Unidos e Alemanha e por muitas cidades no estado de São Paulo e pelo Brasil. Já antecedido por tanta música instrumental de qualidade desde o Samba Jazz dos anos 60, o grupo procurou seu caminho, explorando os ritmos brasileiros de forma ampla e com claras influências do jazz presente na formação de todos os músicos. A partir de 2000, já com a formação de quinteto, com Antonio Barker ao piano e Vitor Alcântara nos sopros, o Terra Brasil participou do Cascavel Jazz Festival, que foi transmitido pela TV em rede nacional. Em 2002 o grupo fez uma temporada de shows no Supremo Musical com as participações de convidados como Rosa Passos, Mauricio Pereira, João Parahyba, Renato Anesi, André Abujamra, Cida Moreira, Daisy Cordeiro e Renato Consorte.

Alguns CDs produzidos são dificilmente encontrados no mercado e este site tem a intenção de disponibilizar o repertório produzido e gravado durante esses 15 anos de trabalho em grupo, além de contar um pouco da história do grupo. O grupo Terra Brasil voltará a se apresentar em breve mostrando músicas de todos os álbuns que produziu em um novo projeto:

O Melhor do Instrumental Terra Brasil

TERRABRASIL JAZZ

QUESTÃO DE TEMPO

TERRABRASIL JAZZ
Antonio Barker


Neste quinto CD, Terra Brasil traz muitos dos gêneros e das características musicais mais representativas da linguagem instrumental brasileira do grupo.

TERRABRASIL JAZZ

Questão de Tempo apresenta samba, maracatu, ijexá, capoeira, choro, além de uma chacarera e um afro-cubano. Trata-se de um trabalho autoral, com exceção da música "Very Early", uma valsa do pianista e compositor de jazz Bill Evans com arranjo em ritmo de samba, por Zeli Silva.TERRABRASIL JAZZ Foram sessões de gravação fortes, vivas e que podem ser sentidas pelo auditor.

Esse CD segue com o mesmo quinteto do Atlântico: Marcelo Gomes, Zéli Silva, Sergio Gomes, Vitor Alcântara e Antonio Barker.

 

 

TERRABRASIL JAZZ

ATLÂNTICO - bossas, valsas e baladas

TERRABRASIL JAZZ
Vitor Alcântara


Atlântico
é um trabalho temático que proporciona um clima relaxante e intimista. O repertório é autoral, criado e desenvolvido pelo próprio quinteto e traz dez novas composições para pessoas que querem ouvir música de qualidade, numa atmosfera ao mesmo tempo tranquila e vibrante. Foi indicado ao Grammy Latino na categoria melhor álbum instrumental em para 2004.

TERRABRASIL JAZZ



"Reunião de feras da música instrumental brasileira tocando bossas e baladas.O quinteto formado por Marcelo Gomes, Zeli, Sergio Gomes, Vitor Alcântara e Antonio Barker manda ver em temas como Sol e Sombra. Ótimo". - Revista da MTV.

TERRABRASIL JAZZ

MESTIÇO

TERRABRASIL JAZZ
Zéli Silva

Em 1998 com Vitor Alcântara e Rodrigo Ursaia nos sopros e Ricardo Garcia na percussão, o grupo Lançou o CD Mestiço, que contou com as participações especiais de Cida Moreira, Roberto Sion, "Proveta", Mario Aphonso III, Tuti Baê e Gil Reyes. Além de músicas originais, esse trabalho conta com arranjos para composições de Chico Buarque, Caetano Veloso e João Nogueira. Esse CD foi lançado nos EUA pela extinta Malandro Records e no Brasil pela CPC-Umes. Pode ser encontrado em lojas para ser comprado.

TERRABRASIL JAZZ


"Quando os seis músicos do grupo paulistano resolvem se juntar, sai de baixo. TERRABRASIL JAZZ
O terceiro Cd do Terra Brasil manifesta entusiasmo, habilidade improvisatória e balanço rítmico. O grupo enobrece e justifica a existência de uma música brasileira instrumental ".

Luis Antonio Giron ­ Gazeta Mercantil - maio de 1999.

TERRABRASIL JAZZ

TUDO BEM

TERRABRASIL JAZZ
Sergio Gomes

Em dezembro de 1995, com a participação de David Richards, saxofone tenor e soprano e o percussionista Alê Biondi, o grupo lançou o CD Tudo Bem pelo selo Pau- Brasil, com a produção de Rodolfo Stroeter. Nesse CD o grupo teve como convidados Nailor "Proveta" Azevedo e Carlinhos Antunes.

TERRABRASIL JAZZ


"Cd deste excelente conjunto cuja proposta é mixar a linguagem do jazz com a música brasileira. TERRABRASIL JAZZ Um trabalho cuja marca é o critério e o bom gosto."
Revista Guitar Player ­ fevereiro de 1997.

"Instrumental impecável para ouvidos requintados".
Folha de S. Paulo ­ dezembro 1996.

TERRABRASIL JAZZ

TERRA DE NINGUÉM

TERRABRASIL JAZZ
Marcelo Gomes

Em 1992, ainda em vinil o grupo lançou seu primeiro trabalho Terra de Ninguém, com a formação de quarteto: Marcelo, Zeli, Sergio e Toninho Neves Pinto, contando com as participações de Roberto Sion e Guello. Em 1993 o grupo se apresentou no Banff Jazz Festival - Canadá.

TERRABRASIL JAZZ

Nessa ocasião também realizou shows e gravações com Chucho Valdéz (líder do grupo cubano Irakere), Don Thompsom e Pat Labarbera. Ainda no verão de 93, o grupo seguiu em turnê pelos EUA, apresentando-se em Nova York, Rochester e Birminghton.

TERRABRASIL JAZZ
QUESTÃO DE TEMPO


Baixar 3 faixas
TERRABRASIL JAZZ
ATLÂNTICO


Baixar 3 faixas
TERRABRASIL JAZZ
MESTIÇO


Baixar 3 faixas
TERRABRASIL JAZZ
TUDO BEM


Baixar o CD
TERRABRASIL JAZZ
TERRA DE NINGUÉM


Baixar o CD
Contato: sergio@sergiogomes.com ......... .............Veja o Blog sergiogomesbateria.blogspot.com ....... ............. Webmaster: www.cirati.com.br
TERRABRASIL JAZZ